sexta-feira, 5 de julho de 2013

Doces franceses

Doces franceses




A chef de A Confeitaria elege seus doces preferidos entre os clássicos franceses. Confira!
São vários os doces franceses que amo, mas o meu preferido é o mil-folhas, com aquela massa folhada e creme de baunilha delicado. Para mim, não há doce que supere um mil-folhas bem crocante! Ainda assim, tenho meus favoritos em todos os segmentos...

Na parte de massa choux, aquela com a qual fazemos éclair (a famosa bomba), meu doce predileto é o Saint Honoré. Ele leva uma base de massa folhada coberta com creme confeiteiro de baunilha, minibombas recheadas com creme e cobertas com caramelo e, para finalizar, creme de leite batido. É uma delícia!

Já o meu macaron preferido é o de avelã, que é totalmente tradicional. Mas, outro dia, um amigo me presenteou com um de brigadeiro que ele fez dando uma "abrasileirada" no clássico francês. Ficou delicioso!

Um doce da França que "abrasileiramos" foi a trufa. Uma curiosidade: as originais são feitas a partir de bolinhas de ganache (mistura de creme de leite com chocolate), cobertas por uma fina camada de chocolate amargo e, por último, envolvidas em uma crosta de cacau em pó. Mas nós conhecemos, aqui no Brasil, aquelas trufas gigantes, com os mais variados recheios - que, na verdade, deveríamos chamar de bombom, e não de trufa.

Meu primeiro emprego em confeitaria foi em uma pâtisserie francesa e, para mim, foi fundamental aprender todas as técnicas clássicas de lá, pois ainda as utilizo diariamente nos meus cupcakes, com o que trabalho atualmente.

É na confeitaria francesa que se aprende os fundamentos básicos para, depois, criar doces mais sofisticados. Por exemplo, você pode tanto fazer uma mousse de chocolate em potinhos como, também, um requintado bolo mousse de chocolate, acrescentando pão de ló e decorações de chocolate; ou seja, sabendo a confeitaria clássica francesa, você consegue criar infinitas combinações. Aliás, para mim, a melhor receita de mousse de chocolate é a que utiliza claras em neve, chocolate meio amargo, açúcar e creme de leite fresco batido. Ela fica leve e com um toque totalmente delicado, sem ficar enjoativa.

Ainda bem que, cada vez mais, conseguimos encontrar confeitarias que fazem os deliciosos clássicos franceses. Já estou até ficando com água na boca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário